Projeto: Eleições Limpas e conscientes
1. Identificação
Orientadora Tecnológica: Jarisete Silva
Pessanha
Nome da Escola: E.M. Natercia Rodriques
Rocha
Série: 1º ao 5º ano do E. Fundamental
Número de alunos: 259
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Eleições Limpas e conscientes 2014
3. Justificativa
Estamos
em ano de eleições: Presidente,Senador, Governador, Deputado ( Estadual e Federal).
Que tal organizar uma eleição para escolher um representante, aquele que irá representar os alunos da escola, na comunidade, lembrando que os candidatos deverão apresentar suas propostas para, então, se submeterem à eleição? O candidato que demonstrar maior envolvimento com as causas da escola e atividades que desenvolvam o senso de cidadania, provavelmente, será o escolhido.
Desta forma, o voto se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando. Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiem toda essa sociedade.
Será que seus alunos estão preparados para votar?
Com o desenvolver do projeto as crianças poderão aprender mais sobre a importância do voto e também escolher um candidato para representar seus interesses da sua escola ou dos moradores do seu bairro.
Que tal organizar uma eleição para escolher um representante, aquele que irá representar os alunos da escola, na comunidade, lembrando que os candidatos deverão apresentar suas propostas para, então, se submeterem à eleição? O candidato que demonstrar maior envolvimento com as causas da escola e atividades que desenvolvam o senso de cidadania, provavelmente, será o escolhido.
Desta forma, o voto se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando. Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiem toda essa sociedade.
Será que seus alunos estão preparados para votar?
Com o desenvolver do projeto as crianças poderão aprender mais sobre a importância do voto e também escolher um candidato para representar seus interesses da sua escola ou dos moradores do seu bairro.
4. Objetivos
Ø Conhecer o que faz cada candidatos de
sua ordem;
Ø Despertar nos alunos o interesse de
ser cidadãos democráticos ;
Ø Resgatar informações sobre cada
candidatos a eleição presidencial;
Ø Despertar no aluno o desejo de
pesquisar e conhecer cada candidato;
Ø Aprender ser um líder do povo;
Ø Conscientizar
os alunos sobre a importância de ser um
presidente.
5. Metodologia / Procedimentos /
Cronograma
1º ano / 2º ano
|
3º ao 5º ano
|
|
1ª
aula
|
Falar das eleições de 2014.
|
Falar
das eleições, de 2014
|
2ª
aula
|
Dividir
as turmas em dois grupos ( A e B) Escolher
um candidato de cada grupo.
|
Dividir as turmas em dois grupos ( A e B) Escolher um candidato de
cada grupo.
|
3ª
aula
|
Construir
o título eleitoral
|
Vídeo
informativos sobre as eleições 2014.
|
4ª
aula
|
Explicações sobre o direitos e
deveres de um candidato a presidente.
|
Explicações
sobre o direitos e deveres de um candidato a presidente.
|
5ª
aula
|
Desenvolver
debates com os candidatos .
|
Desenvolver
debate eleitoral dos candidatos a presidentes.
|
6ª
aula
|
Construção
da cédula eleitoral, com fotos e números do candidato.
|
Construção
da cédula eleitoral com fotos e números.
|
7ª
aula
|
Desenvolver um
processo de eleição para
presidente da escola.
|
Desenvolver
um processo de eleição para presidente da escola.
|
8ª
aula
|
Contagem
dos votos presentes aos eleitores e
cada candidato.
|
Contagem
dos votos presentes aos eleitores e
cada candidato .
|
9ª
aula
|
Entrega simbólica da chave da escola e brindes
surpresas .
|
Entrega
simbólica da chave da escola e brindes surpresas ao ganhador.
|
Produto Final: Construção de um vídeo dos
debates dos candidatos editados.
6. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Laboratório de Informática, televisão,
data show, câmera fotográfica, pendrive,
celular, papel pardo,EVA, cola bastão,
tesoura, cola, caixa de sapato, papelão.
7. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será
realizada ao longo do projeto observando-se a participação e o empenho na
realização da atividades passadas pelo professor, que poderá acrescentar ponto
de participação a todas as disciplinas envolvidas.
8. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Pretendo
promover em uma sessão dos vídeos realizados pelos alunos com os responsáveis e
a comunidade escolar para socializar os trabalhos elaborados por todas as
turmas.
Língua Portuguesa: Leitura e escrita informal; Elaboração de discursos; Produção
de textos.
Artes: Confecção de cartazes, faixas para a campanha, urnas, botons,
Cédula Eleitoral, Título de Eleitor.
História/Geografia: História das Eleições, Estudo dos Três
Poderes; Poluição sonora e visual.
Matemática: Número de candidatos, de eleitores e de vagas; horários dos
programas; datas e horários das eleições.
9. Referências Bibliográficas e creditos
1. educaja.com.br/2008/03/projeto-eleicao.htm
3.
http://youtu.be/ur13M5ER41Y
Adorei sua proposta Jarisete! Os alunos terão noção de democracia, direitos e deveres do cidadão, e mais no futuro saberão votar consciente!
ResponderExcluirAbraço